• Show Florestal

Komatsu Forest lança equipamento para plantio mecanizado de mudas


A mecanização da silvicultura vem acontecendo a passo largos. A etapa da colheita já conta com equipamentos de diferentes portes e para variadas situações. O plantio, no entanto, ainda é uma fase que demanda grande volume de mão-de-obra e trabalho manual, exigindo planejamento criterioso por parte dos gestores florestais. Alguns equipamentos estão sendo desenvolvidos para enfrentar esse desafio. Um deles foi lançado recentemente pela Komatsu Forest e faz o plantio mecanizado de mudas.


De acordo com Sandro Soares, chefe da engenharia da Komatsu, trata-se de uma máquina de plantio automatizada, com georreferenciamento de mudas e irrigação na mesma operação. Tudo de forma controlada e com qualidade superior ao plantio manual.

A máquina D61 EX Planter possui três cabeçotes, que podem ser abastecidos com até 196 mudas cada, totalizando 588. A plantadeira leva cerca de 40 minutos para fazer o plantio da capacidade total da máquina; desde a canalização da muda, passando pela abertura da cova, alimentação da muda, fechamento da cova, compactação do solo e irrigação. A cada 12 segundos, três mudas são plantadas simultaneamente. O tanque tem capacidade para cinco mil litros de água.


Para que a plantadeira trabalhe em sua plenitude o terreno precisa ser plano ou previamente preparado. O equipamento pesa duas toneladas e consume em média 14,5 litros de diesel por hora trabalhada. O plantio é gerenciado por um sistema de telemetria com auxílio de satélite.


“O mercado brasileiro é o maior do mundo para renovação de florestas plantadas, com suas particularidades. A Komatsu, sabendo disso, buscou atender as demandas levantadas em cada cliente durante os testes e obter o resultado de performance desejado gerando o payback necessário para viabilizar a mecanização da silvicultura”, explica Sandro.

Ele conta que a D61 EX Planter é produto nacional, fabricado pela Komatsu em São Paulo. “Temos neste momento duas unidades fabricadas dentro do padrão definido entre os principais clientes, incluindo adequação a NR12. Comercialmente esta máquina não está em nenhuma atividade, apenas ocorrerão as demonstrações planejadas em São Paulo, Bahia e outros estados.”


Sobre a produtividade do equipamento, o chefe de engenharia lembra que entre junho de 2018 e maio de 2019 a Komatsu promoveu testes em vários clientes florestais com resultados bem expressivos. “Podemos salientar a capacidade de superar as 900 mudas plantadas por hora com um consumo de 14 litros de diesel, apenas. As linhas apresentam uma variação de 10 centímetros, o que depende muito da qualidade da preparação do terreno na mecanização florestal, como tocos altos, curva de nível e outros fatores.” Outro ponto positivo que ele destaca é a forma padrão da bacia de irrigação, que tem dimensão exata para manter a água na área correta, além do compactador de muda, que garante a firmeza da planta no solo.

537 visualizações
Endereço Malinovski:

Rua Prefeito Ângelo Lopes, 1860
Hugo Lange - Curitiba - Paraná
CEP - 80040-252

Telefone:

+55 (41) 3049-7888 | +55 (41) 99924-3993

Organização:

Malinovski-alem-da-floresta_branco.png

Apoio Master:

Siga-nos nas redes sociais
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube