• Show Florestal

O eucalipto e as mudanças climáticas


Um estudo conduzido por pesquisadores da Embrapa em três áreas abrangendo a Região Sul do país e parte de São Paulo mostra que, caso o cenário de mudanças climáticas projetado se confirme, a produtividade e a capacidade de armazenar carbono em cultivos de eucalipto serão alteradas em duas delas. Mesmo assim, elas continuarão aptas ao cultivo; e uma das áreas poderá sofrer pouco impacto na produtividade.


Entre os locais avaliados, os situados no Paraná e em Santa Catarina são os que apresentam as menores alterações climáticas futuras para produção da espécie. Os estudos foram feitos com apoio da Klabin.


Segundo os pesquisadores Eduardo Assad, da Embrapa Informática Agropecuária (SP), e Josiléia Zanatta, da Embrapa Florestas (PR), que coordenaram os estudos, a intenção é subsidiar o planejamento da silvicultura brasileira e direcionar esforços de pesquisa científica para mitigação e adaptação a possíveis impactos.


Foram compiladas informações de três regiões com cultivo de eucalipto: Itapetininga (SP), Telêmaco Borba (PR) e Otacílio Costa (SC), por estarem entre aquelas que, além de tradição no cultivo do eucalipto, apresentam dados e séries históricas climáticas consistentes. “O período ideal de um estudo de modelagem climática deve abranger séries com no mínimo 30 anos de dados e que estejam atualizadas até o presente. Trabalhamos com séries climáticas do período de 1980 a 2010”, explica Eduardo Assad.


Os principais riscos climáticos avaliados foram quantidade e frequência de seca intensa; temperatura mínima (considerando a ocorrência de geada); temperatura média; evapotranspiração potencial e deficiência hídrica.


Uma das conclusões do estudo é que a deficiência hídrica não é um fator limitante para a produção do eucalipto, exceto para as regiões limítrofes entre o estado do Paraná e de São Paulo que, nos períodos analisados entre 2021 e 2040, poderá chegar a valores de redução de chuvas superiores a 300 mm/ano.

150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo