Qualificação de mão-de-obra na região de Três Lagoas
top of page

Qualificação de mão-de-obra na região de Três Lagoas



A estimativa do Sistema FIEMS/SENAI é de que atualmente o estado de Mato Grosso do Sul possua mais de 10.300 empregados diretamente ligados ao segmento florestal e produção de celulose e papel.


O desenvolvimento do setor florestal, com base na cultura do eucalipto, tem avançado consideravelmente na região leste do estado de Mato Grosso do Sul. As indústrias de celulose e papel contribuem para o desenvolvimento da região, gerando de empregos e fortalecendo a economia local. Para melhorar a qualidade dos profissionais do setor, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) desenvolve algumas ações na cidade de Três Lagoas. “A FIEMS possui uma unidade operacional voltada para a qualificação profissional, o Senai Três Lagoas. Temos também o ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação), voltado para a inovação de biomassa com eucalipto”, conta o diretor regional do Senai-MS, Caesar Mangialardo.


Outra frente de ensino é a Escola Sesi, para qualificação de educação dos ensinos básico, fundamental e médio. “O Senai Três Lagoas já formou mais de 4 mil profissionais para a área de celulose e papel. O início desta formação é nas florestas plantadas, onde o Senai possui uma unidade móvel adaptada, com simuladores para a colheita do eucalipto e laboratórios”, conclui Mangialardo.

100 visualizações0 comentário
bottom of page