Lacan Florestal já negociou mais de 50 mil hectares de florestas de eucalipto
top of page

Lacan Florestal já negociou mais de 50 mil hectares de florestas de eucalipto



Um dos primeiros fundos florestais do Brasil, a Lacan Florestal, começou a operar em 2012. Até hoje foram plantados cerca de 62 mil hectares de florestas, 100% com eucalipto. “Deste total, 53 mil hectares estão negociados”, conta o engenheiro florestal José Maria de Arruda Mendes Filho, diretor operacional e sócio da Lacan Participações. As operações da Lacan concentram-se em Mato Grosso do Sul, no fornecimento de madeira para a indústria de celulose e no norte do estado de Mato Grosso, para produção de energia.


O embrião do projeto surgiu em 2008, com Luiz Augusto Candiota, que buscava alternativas de investimento de longo prazo disponíveis aos investidores institucionais brasileiros. Candiota e equipe viajaram para Estados Unidos, Canadá e Europa buscando mais informações sobre a participação de investidores institucionais estrangeiros em fundos de pensão, fundos soberanos, endowments e investimentos de longo prazo. Deu certo. Doze anos depois o fundo é um sucesso.


O diretor operacional da Lacan, José Maria de Arruda, explica que o processo começa identificando a região onde irão atuar. “Identificamos um comprador e iniciamos a negociação antecipada da madeira. Depois vamos atrás dos recursos, mostrando para o investidor como foi feita a venda, quanto vai render e quanto ele vai ganhar com isso. Também olhamos ativos em regiões estratégicas, onde a venda da madeira se dará no mercado spot, sem venda antecipada.”


No ano passado a Lacan começou a distribuição dos dividendos do fundo número 01. “Estamos em plena fase de captação para o fundo 03. Hoje são 34 fundos de pensão e inúmeras famílias e investidores institucionais estrangeiros que participam. Esses são os investidores dos dois fundos que temos aberto”, conta José Maria.


492 visualizações0 comentário
bottom of page